NOTÍCIAS

A importância da limpeza do ar condicionado

Os sistemas de ar condicionado estão presentes em praticamente todos os veículos modernos. Eles funcionam pela compressão de um refrigerante em estado gasoso para o estado líquido, que é então resfriado à medida que passa através do radiador. Este fluido refrigerante flui através de uma válvula de expansão dentro de um evaporador, o que permite que o líquido se expanda e evapore, se convertendo novamente em um gás, absorvendo o calor do ar, baixando drasticamente a temperatura entorno do evaporador. No evaporador, o fluido circula através de mangueiras finas e cobertas com ventoinhas de refrigeração para auxiliar no processo de troca de calor. À medida que o ventilador do sistema de ar condicionado sopra ar através do evaporador, o ar é resfriado e entregue através de aberturas ao interior do veículo.

Devido à umidade no ar que entra no evaporador, gotículas de umidade condensam-se nas ventoinhas de refrigeração e aderem ao ventilador devido à tensão superficial. A combinação de temperaturas frias, umidade e escuridão fornece um ambiente ideal para fungos e bactérias, que ocasionam mau odor. Cada vez que o ar condicionado é usado, o ar soprado através do evaporador e no interior do veículo traz os odores desagradáveis que estão presentes nos dutos.
Além dos odores nos sistemas de climatização, existem muitas outras fontes de odores desagradáveis no interior do veículo. Isso inclui alimentos, cigarros, bebidas derramadas e fluidos corporais. Os odores provenientes de tais fontes podem impregnar nas superfícies de diversos veículos, incluindo tapetes, estofados e forro do teto. A umidade vinda de vazamentos dos veículos, e a umidade trazida para o veículo em sapatos molhados ou a roupa úmida também podem criar odores desagradáveis.

Autor


Avatar